O Design no Marketing Esportivo tem a responsabilidade de alinhar a imagem da marca para atração de melhores investimentos e otimização das tomadas de decisão.
Em qualquer evento esportivo que se preze haverá um grupo de pessoas apaixonadas e dedicadas a transformar sua rotina entorno desses acontecimento esportivos, e é nesse ponto que se encontra uma grande oportunidade a qual sua marca poderá aproveitar.
O Marketing Esportivo envolve paixão e consumo, colocando sua empresa ou produto nas paixões movidas pelo esporte.
No entanto, é em um escopo mais específico que observamos o Design ser uma peça decisiva por ser responsável pela composição, qualidade, funcionamento e até as utilidades do produto ou serviço prestado.
Portanto, ao entender a missão, visão e valores da empresa, o Marketing Esportivo usará do Design para promover um bom alinhamento da marca aos olhos do consumidor. Expertise capaz de trazer melhores investimentos e orientar as tomadas de decisão.
Marketing Esportivo: conceito
Em termos gerais, o Marketing Esportivo promove produtos e serviços por meio de eventos esportivos e do patrocínio de atletas e equipes usando do esporte para ajudar nos esforços de marketing.
O que é particularmente interessante quando um evento está em andamento e o interesse popular é alto, por exemplo, os Mundiais de diversos esportes.
Dessa forma, o Marketing Esportivo é uma forma certeira de unir a paixão pelo esporte com os sentimentos que influem o consumo de uma forma orgânica e nada invasiva. Então quando você vê um patrocínio em uma camisa, é o Marketing Esportivo em ação.
E para seu sucesso, é de extrema importância ter noção da sua persona, da mesma forma que o design e a criatividade são fatores cruciais para se alcançar bons resultados.
Afinal, a comunicação é feita de pessoas para pessoas. E a boa comunicação é aquela que sabe se encaixar perfeitamente com as emoções de cada um ao desenvolver um relacionamento natural e saudável.
Ninguém gosta de amigos chatos e inconvenientes.
Porque investir em design no marketing esportivo?
Nesse ponto da conversa, precisamos falar em um escopo mais amplo que é: a identidade visual.
Para que serve a identidade visual?
A identidade visual de uma empresa é o primeiro impacto para o cliente, que ao ser atraído pelo conceito de cores e formas do seu site e das suas campanhas, criam um espaço especial para a marca visualizada.
Sim, psicologia e marketing andam de mãos dadas, e no escopo do Marketing Esportivo compreender essa dinâmica é fundamental para obter melhores resultados.
A identidade visual bem pensada é o cartão de visitas ideal para o cliente ter a confiança na sua marca. E em tempos de crise, o marketing sempre será a melhor saída para orientar sua empresa para se destacar da maioria.
Seja o melhor, no visual e no conteúdo!
O que é a publicidade esportiva?
A indústria esportiva mundial vem demonstrando há alguns anos que a longevidade das parcerias esportivas entre os organizadores e os seus patrocinadores, resulta de uma entrega sólida e comprometida.
Engajamento, interação e ativação não podem fazer sentido somente aos grandes players do mercado, como também às empresas que desejam adentrar esse mercado no Brasil.
Gargalos no Marketing Esportivo brasileiro
No entanto, apesar do potencial enorme de nossos eventos, o fato é que o mercado carece de uma quantidade maior de projetos bem elaborados.
Algo que se deve a alguns vícios de mercado existentes no Brasil, como o peso da visibilidade estar nos projetos de patrocínio, ou seja, quando as duas partes se dão por satisfeitas com a mera insicrição numa placa, na camisa ou algo do tipo.
Soluções do Marketing Esportivo brasileiro
Primeiramente, o patrocínio esportivo e a publicidade esportiva são termos diferentes que precisam ser conceituados para a comercialização correta dos eventos esportivos. Por exemplo, diferenciando patrocínio de anúncio.
Para desfazer destes equívocos, o Marketing Esportivo precisa se aproveitar da enorme variedade de eventos do pais, lançando mão do poder do design para conectar-se as pessoas e ao próprio esporte.
Exemplos de sucesso no Marketing Esportivo
Nescau
Muito conhecida por sua conexão com os esportes radicais, nessa ação específica em conjunto com a ZDL Sports em 2019, na campanha, a marca trocou seu nome por palavras de incentivo em relação ao esporte.
Banco do Brasil
O banco estatal é um case de sucesso patrocinando dezenas de corridas de rua em várias capitais do Brasil, além de ser o patrocinador oficial do vôlei de quadra brasileiro e de alguns eventos do vôlei de praia.
Red Bull
A marca de enérgéticos é o case internacional de maior sucesso por ter usado do esporte para impulsionar o seu produto com o consumidor.
Prova desse sucesso é que a Red Bull detém direitos de times de futebol em quatro países (Alemanha, Áustria, Estados Unidos e Brasil), uma equipe hexacampeã de F1 e promoções de eventos dos mais diversos esportes como ciclismo, basquete, hóquei, entre outros.
O que a longo prazo, tornou a Red Bull uma referência dos esportes com um produto e não mais uma marca patrocinadora de esportes.
Design e comunicação visual nas empresas
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