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Segredos da criação de conteúdo para o Marketing Esportivo

Segredos da criação de conteúdo para o Marketing Esportivo. Não há nada mais intimidador que uma tela em branco, não se preocupe, todos já passamos por isso.
Segredos da criação de conteúdo para o Marketing Esportivo

Segredos da criação de conteúdo para o Marketing Esportivo. Não há nada mais intimidador que uma tela em branco, não se preocupe, todos já passamos por isso.

Você sabe que precisa criar conteúdo para ser relevante no mercado, porém não faz a menor ideia de como começar simplesmente, afinal, não há nada mais intimidador que a prática, certo?

Talvez hoje você esteja lutando com isso, mas felizmente depois que o processo de criação se inicia tudo fica mais intuitivo.

Segredos da criação de conteúdo para o Marketing Esportivo

Como criar conteúdo de valor?

Para todo tipo de criação, há um processo a se seguir. Especialmente na escrita, como esse texto. 

Portanto, para a criação de um conteúdo de valor, é necessário seguir alguns passos básicos antes de iniciar o encantamento do seu seguidor.

Crie um roteiro que inclua as seguintes informações:

  • Informações do público.
  • As suas metas.
  • Dados de conteúdo existentes.
  • Novas ideias de conteúdo.
  • Um plano de conteúdo.

E a chave para o sucesso do marketing de conteúdo e sua criação, é saber qual é a intersecção exata entre seu conteúdo e os interesses do público. Como a ilustração abaixo:

Após ter os dados sobre os interesses do seu público, o processo de criação ficará mais simples pois você estará criando conteúdo para atender esses interesses, dúvidas, perguntas, e curiosidades desse seu público. 

Já a segunda parte da equação é chamada de: lacuna de conteúdo.

Segredos da criação de conteúdo para o Marketing Esportivo

Como identificar lacunas na criação de conteúdo?

Em qualquer tipo de planejamento, a identificação de lacunas é baseada nos dados que você coletou, estes, com base nas reações do seu público acerca do conteúdo que está sendo produzido

E além da análise sobre o conteúdo existente da sua marca, a criação de conteúdo de valor baseia-se principalmente na pesquisa sobre seus concorrentes

Resumindo:

  • Analise o conteúdo da marca.
  • Identifique o conteúdo da concorrência.
  • Entenda seus clientes e público.
  • Identifique tópicos.
  • Forneça informações que ajude na jornada de compra.

E o fundamental: identifique sua persona.

Entender seu público vai muito além do que saber quem frequenta sua marca. a representação de seu público em formato de personas, também é uma identificação do cliente ideal da sua marca. 

O que garante que seus conteudos desenvolvidos estarão de acordo com os interesses traçados.

Pensando em um plano de criação de conteúdo

Segredos da criação de conteúdo para o Marketing Esportivo

Um roteiro de conteúdo geralmente é um plano traçado para auxiliar ao longo da jornada de conteúdo com o objetivo de eliminar as lacunas e demais suposições. 

Um roteiro básico é aquele que contém as informações dispostas em uma espécie “calendário”, que coloque em uma visão simples para que e para quem esse conteúdo está sendo produzido.

  • Uma linha do tempo.
  • Etapas do funil.
  • Funções da equipe
  • Tipos de conteúdo.
  • Diretrizes de fluxo de trabalho.

Jamais fique no achismo!

Criação de conteúdo e redes sociais

Conquistar likes e ganhar seguidores são os principais objetivos de qualquer pessoa que abre uma conta na rede social, porém, por mais humanizada que sua marca seja, ela não é uma pessoa e não deve ser tratada como tal.

Entrar nas redes sociais é uma responsabilidade pois lembre-se do principal objetivo do marketing de conteúdo: ter credibilidade.

Essa confiança entre sua marca e o seu público que a humaniza verdadeiramente e possibilita o desenvolvimento de um relacionamento, transformando-os em um promotor da sua marca à longo prazo.

Mas quando falamos de redes sociais, você sabe mesmo criar conteúdo de qualidade?

Segredos da criação de conteúdo para o Marketing Esportivo

Criando conteúdo de qualidade no Instagram

A criação de conteúdo de qualidade no Instagram é aquele que é um imã de interações, isto é, ele engaja, e o encantamento vêm desse conteúdo ser inesquecível e pertinente ao cliente.

Lembre-se que o instagram é uma rede social muito baseada nas interações e tem um amplo alcance por contemplar usuários de todas as idades, engana-se quem pensa que ele é uma rede social prioritariamente mais jovem.

E o fato de o Brasil, segundo pesquisa divulgada pela Onion Box, ser o 2º mercado que mais engaja no Instagram cria uma oportunidade única para as empresas, afinal, 59% as pessoas já compraram algum produto ou serviço que descobriram no Instagram.

  • Faça lives

Lives são uma excelente maneira de demonstrar seus produtos com uma interação instantânea com o público.

  • Utilize os Stories

Stories são uma oportunidade de demonstrar seus produtos ou serviços de uma forma espontânea, além de escapar do algoritmo do feed do Instagram.

  • Lembre-se do feed

Falando em feed, alimentá-lo é fundamental com criação de conteúdo de valor.

  • Use hashtags

De nada adianta carregar sua postagem de hashtags aleatórias. Busque as principais hashtags relacionadas ao seu negócio.

  • Poste nos melhores dias e horários

Há várias dicas (válidas e não tão confiáveis) sobre a melhor hora de postagem de seus conteúdos, além de estudar seu público, utilize uma plataforma de agendamentos de postagem para a aferição dos horários.

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Produzindo conteúdo que engaja

Pessoalmente não sou um grande fã de buzzwords e conteúdos virais, a criação de conteúdo digital e de qualidade tende a ser aquele que é atemporal, isto é, relevante a seu público.

O termo “engajar” passa muito dessa sensação de ser viral, no entanto, apesar da sua definição mudar a quem você pergunta, tende a ser uma palavra que mais atravanca a estratégia de pequenas e médias empresas do que as ajuda em um caminho que se adeque às audiências.

  • O que você está querendo alcançar com esse conteúdo específico?
  • Foi feito para entreter ou educar?
  • Você está focado em aumentar a consciência de marca ou as conversões?

Portanto, criar objetivos bem definidos garante que sua estratégia de marketing de conteúdo irá melhorar, de um jeito ou de outro.

Criação de conteúdo eficaz para o Marketing Esportivo

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