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Marketing esportivo? Para que serve

O marketing esportivo une clientes em potencial através do amor pelos esportes. Entenda como investir nessa estratégia e atingir o sucesso.
Marketing esportivo? Para que serve

O marketing esportivo une clientes em potencial através do amor pelos esportes. Entenda como investir nessa estratégia e atingir o sucesso.

Ao usar o esporte como plataforma, as empresas que investem no mercado do marketing esportivo alcançam pessoas que, de outra forma, não seriam expostas à marca. 

Seja por meio do patrocínio de time ou do atleta, até a publicidade em um evento esportivo, a chave é atrelar a marca com os valores do esporte para que os dois se fortaleçam em uma experiência única e valiosa.

Portanto, se o marketing em sua essência faz uso do esporte para vender seus produtos, o marketing esportivo envolve as organizações no planejamento, execução e divulgação dos eventos esportivos.

Marketing esportivo? Para que serve

O marketing esportivo como estratégia de sucesso

Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca de 11 entre 10 empresas é por consolidar a marca se diferenciando dos concorrentes, dessa forma o marketing esportivo têm surgido como estratégia ao enxergar o esporte como negócio.

Reflita como consumidor, você é mais inclinado a comprar um produto se a marca estána camisa do seu time? Talvez você não o compre agora, mas com certeza você é mais simpático à marca e receptivo com a ideia, certo?

Marketing esportivo? Para que serve

Renovando o marketing tradicional

Então é como se houvesse uma “renovação” do marketing tradicional, visto de forma negativa por muita gente. 

Ao adicionar o esporte à sua estratégia, o marketing usa de seus valores para vender produtos sem saturar os consumidores com o anúncio puro de um produto.

Consolidada nos Estados Unidos e em ascensão no Brasil, o sucesso do marketing esportivo passa pela compreensão dos 4Ps do mix de marketing (promoção, praça, preço e produto) no cenário esportivo, como um cenário de ganha-ganha que pode valorizar a marca de um clube ou liga. 

Marketing esportivo? Para que serve

A segmentação do marketing como ponto chave

O livro Marketing Esportivo, dos norte-americanos Mullin, Hardy e Sutton, privilegia grandes ligas do país (como NBA, NHL e MLB), ressaltando que a ambientação do marketing ao cenário esportivo só é forte quando se aprofunda nos relacionamentos do consumidor com o esporte.

  • Relações Públicas.
  • Licenciamentos.
  • Patrocínios.

Para os autores, entender a segmentação é fundamental para o compreensão do marketing esportivo. Nesse ponto, a Promoção é considerada uma categoria polivalente do mix de marketing por não se concentrar apenas na comercialização do produto.

Marketing esportivo? Para que serve

A polivalência da Promoção no marketing esportivo

A propaganda é apresentada através de meios de sinalização e endosso, como painéis, mídias impressas e eletrônicas (televisão e rádio), e o patrocínio, que além de ser fonte de renda das equipes, acaba gerando um relacionamento dela com a marca extremamente vantajosa para ambas as partes.

  • Aumentando a comunicação e a publicidade.
  • Criando relacionamentos. 
  • Envolvendo a marca com a comunidade.
  • Envolvendo a história na narrativa da marca.

Mas vale se atentar para o fato de que nos Estados Unidos há uma série de organizações políticas, econômicas e políticas diferentes das brasileiras. 

Apesar de nos últimos anos observarmos um aumento da compreensão dos clubes (especialmente de futebol) a respeito do marketing esportivo, há uma massa enorme ainda pouco explorada na busca por essas receitas alternativas por diversos motivos: 

  • Ligas enfraquecidas.
  • Comprometimento menor do público com o esporte como entretenimento.
  • Pirataria de produtos.
  • Fraca exploração da marca.
  • Locais esportivos defasados.

Portanto, com as diferenças de realidade entre o norte e sul americanos, o livro deve servir apenas como um guia. Sendo necessário observar criticamente o mercado nacional, aplicando pesquisas para a adaptação das técnicas no país.

Marketing esportivo? Para que serve

A influência do marketing esportivo nos consumidores

Envolvendo os fãs

Quem ama esportes, tem um esporte que gosta mais, uma equipe que torce, e um atleta favorito, certo? 

Ao aliar sua marca com essas paixões, a empresa faz o cliente se sentir de uma forma diferente pelos produtos esportivos que ela endossa.

Clientes fiéis

Clientes leais são seis vezes mais propensos a pensar melhor das marcas que estão aliadas a seus valores. Isto é, são seis vezes mais propensos a ter uma melhor visão em relação aos produtos de sua marca. 

São seis vezes mais propensos a comprar mais de você, são seis vezes mais propensos a rejeitar ofertas da concorrência, e por consequência, são seis vezes mais propensos a recomendar sua marca.

A chave para um plano de marketing esportivo de sucesso são os fãs, pois a lealdade que os torcedores têm por seu time e por seus atletas preferidos é inigualável. E cá entre nós, esse tipo de lealdade não existe em muitos lugares, especialmente entre os consumidores e as marcas.

Futuro do marketing esportivo em empresas e organizações

Sem os profissionais do marketing esportivo, o esporte não teria o impacto tão amplo no mundo de hoje, afinal, muitos eventos esportivos dependem muito das campanhas desenvolvidas e implementadas por eles.

E a medida em que olhamos para o futuro, veremos que equipes, atletas, escolas e marcas que criam uma conexão emocional com seus públicos serão os mais bem sucedidos em suas estratégias.

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