O marketing esportivo une clientes em potencial através do amor pelos esportes. Entenda como investir nessa estratégia e atingir o sucesso.
Ao usar o esporte como plataforma, as empresas que investem no mercado do marketing esportivo alcançam pessoas que, de outra forma, não seriam expostas à marca.
Seja por meio do patrocínio de time ou do atleta, até a publicidade em um evento esportivo, a chave é atrelar a marca com os valores do esporte para que os dois se fortaleçam em uma experiência única e valiosa.
Portanto, se o marketing em sua essência faz uso do esporte para vender seus produtos, o marketing esportivo envolve as organizações no planejamento, execução e divulgação dos eventos esportivos.
O marketing esportivo como estratégia de sucesso
Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca de 11 entre 10 empresas é por consolidar a marca se diferenciando dos concorrentes, dessa forma o marketing esportivo têm surgido como estratégia ao enxergar o esporte como negócio.
Reflita como consumidor, você é mais inclinado a comprar um produto se a marca estána camisa do seu time? Talvez você não o compre agora, mas com certeza você é mais simpático à marca e receptivo com a ideia, certo?
Renovando o marketing tradicional
Então é como se houvesse uma “renovação” do marketing tradicional, visto de forma negativa por muita gente.
Ao adicionar o esporte à sua estratégia, o marketing usa de seus valores para vender produtos sem saturar os consumidores com o anúncio puro de um produto.
Consolidada nos Estados Unidos e em ascensão no Brasil, o sucesso do marketing esportivo passa pela compreensão dos 4Ps do mix de marketing (promoção, praça, preço e produto) no cenário esportivo, como um cenário de ganha-ganha que pode valorizar a marca de um clube ou liga.
A segmentação do marketing como ponto chave
O livro Marketing Esportivo, dos norte-americanos Mullin, Hardy e Sutton, privilegia grandes ligas do país (como NBA, NHL e MLB), ressaltando que a ambientação do marketing ao cenário esportivo só é forte quando se aprofunda nos relacionamentos do consumidor com o esporte.
- Relações Públicas.
- Licenciamentos.
- Patrocínios.
Para os autores, entender a segmentação é fundamental para o compreensão do marketing esportivo. Nesse ponto, a Promoção é considerada uma categoria polivalente do mix de marketing por não se concentrar apenas na comercialização do produto.
A polivalência da Promoção no marketing esportivo
A propaganda é apresentada através de meios de sinalização e endosso, como painéis, mídias impressas e eletrônicas (televisão e rádio), e o patrocínio, que além de ser fonte de renda das equipes, acaba gerando um relacionamento dela com a marca extremamente vantajosa para ambas as partes.
- Aumentando a comunicação e a publicidade.
- Criando relacionamentos.
- Envolvendo a marca com a comunidade.
- Envolvendo a história na narrativa da marca.
Mas vale se atentar para o fato de que nos Estados Unidos há uma série de organizações políticas, econômicas e políticas diferentes das brasileiras.
Apesar de nos últimos anos observarmos um aumento da compreensão dos clubes (especialmente de futebol) a respeito do marketing esportivo, há uma massa enorme ainda pouco explorada na busca por essas receitas alternativas por diversos motivos:
- Ligas enfraquecidas.
- Comprometimento menor do público com o esporte como entretenimento.
- Pirataria de produtos.
- Fraca exploração da marca.
- Locais esportivos defasados.
Portanto, com as diferenças de realidade entre o norte e sul americanos, o livro deve servir apenas como um guia. Sendo necessário observar criticamente o mercado nacional, aplicando pesquisas para a adaptação das técnicas no país.
A influência do marketing esportivo nos consumidores
Envolvendo os fãs
Quem ama esportes, tem um esporte que gosta mais, uma equipe que torce, e um atleta favorito, certo?
Ao aliar sua marca com essas paixões, a empresa faz o cliente se sentir de uma forma diferente pelos produtos esportivos que ela endossa.
Clientes fiéis
Clientes leais são seis vezes mais propensos a pensar melhor das marcas que estão aliadas a seus valores. Isto é, são seis vezes mais propensos a ter uma melhor visão em relação aos produtos de sua marca.
São seis vezes mais propensos a comprar mais de você, são seis vezes mais propensos a rejeitar ofertas da concorrência, e por consequência, são seis vezes mais propensos a recomendar sua marca.
A chave para um plano de marketing esportivo de sucesso são os fãs, pois a lealdade que os torcedores têm por seu time e por seus atletas preferidos é inigualável. E cá entre nós, esse tipo de lealdade não existe em muitos lugares, especialmente entre os consumidores e as marcas.
Futuro do marketing esportivo em empresas e organizações
Sem os profissionais do marketing esportivo, o esporte não teria o impacto tão amplo no mundo de hoje, afinal, muitos eventos esportivos dependem muito das campanhas desenvolvidas e implementadas por eles.
E a medida em que olhamos para o futuro, veremos que equipes, atletas, escolas e marcas que criam uma conexão emocional com seus públicos serão os mais bem sucedidos em suas estratégias.
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