No marketing de conteúdo a criação de conteúdo é fundamental, dada à sua capacidade de fornecer ao público soluções para seus problemas.
Quando o orçamento de marketing chega à sua mesa, é um desafio escolher a alternativa mais eficiente de como falar com seu público.
E o marketing de conteúdo trabalha justamente com essa presença, fornecendo ao público soluções para seus problemas na hora e no momento certo.
Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI
Na decisão da compra de qualquer produto, há uma pesquisa incessante sobre suas configurações, avaliações e demais detalhes, certo? Você mesmo faz isso. E o marketing de conteúdo é a força responsável dessa atração, convencimento e até no pós-venda.
Pode parecer que não, mas toda e qualquer forma de comunicação com seu público é parte do marketing de conteúdo. Seja um comunicado ou uma troca de mensagens.
Segundo a consultoria Demand Metric (e os demais dados nessa postagem serão dessa pesquisa):
60% das pessoas que veem algum conteudo sobre um produto se sentem incentivadas a procurar sobre ele na internet.
78% criam um relacionamento deles com a marca após ter contato com um conteúdo personalizado.
Portanto, a criação de conteúdo de qualidade alinhada à voz da sua marca, não só traz credibilidade e reconhecimento, mas é capaz de construir um relacionamento eficaz e duradouro com seu público a ponto de se tornarem representantes ativos da sua marca.
Essa é a real moeda de troca do século XXI.
Economia
As pessoas hoje em dia não respondem mais à publicidade tradicional que lhe “empurra” produtos.
- O marketing de conteúdo custa 62% menos do que a publicidade tradicional.
O marketing de conteúdo custa menos, mas não só isso, ela gera mais leads! Enquanto tem o potencial de gerar 3 vezes mais tráfego, também é capaz de gerar 3 vezes mais leads para cada real gasto.
Confiabilidade
Quando você investe no marketing de conteúdo, você está investindo no relacionamento com seu público-alvo.
- Cerca de 80% das pessoas gostam de aprender algo sobre a marca ou produto.
Portanto, se você criar conteúdo que os ajude a resolver seus problemas, eles o perceberão como uma fonte confiável ao recorrer quando precisarem de soluções.
Reconhecimento
Por investir na criação de conteúdo de qualidade, abre-se a possibilidade de humanizar sua marca.
- 82% dos consumidores se sentem mais confiantes sobre uma marca após ler um conteúdo produzido por ela.
É um trabalho de longo prazo, como marketing de conteúdo em si.
No entanto, investir nessa humanização contando a história da sua marca e abrindo uma conversa com eles sobre seus valores e visões, é extremamente recompensador por criar a possibilidade de o público conhecer a fundo sua empresa e vice-versa.
Alcance
Ao postar conteúdo relacionável, você expande e aumenta seus seguidores nas redes sociais e de uma maneira orgãnica.
- 60% dos consumidores adoram ler conteúdo relevante sobre suas marcas preferidas.
Ter uma rede social ativa, é uma maneira barata de manter uma comunicação aberta com seus seguidores nutrindo-os com informações e dicas relevantes, além de ser possível ampliar essa comunicação através de um SAC eficiente.
Atração
Atrair leads de qualidade é consequência direta da pesquisa e produção de buyer personas, segmentações base do marketing digital.
- Com o marketing de conteúdo, 70% dos consumidores se sentem mais próximos a uma marca.
Conhecer a fundo o seu público-alvo. otimiza seu dinheiro por ter consigo pessoas genuinamente interessadas em dar o próximo passo na jornada do comprador.
5 dicas para o marketing de conteúdo bem feito
Planejamento
Elabore um plano para a distribuição do conteúdo, deixando claro quais são as pessoas responsáveis pelas tarefas.
Elaboração da persona
Após desenvolver a persona, Identifique produtos ou iniciativas a receberem apoio do marketing de conteúdo e liste o conteúdo dos concorrentes.
Criação
Reflita sobre os valores da sua marca e crie conteúdos relevantes para sua persona focados na construção de confiança.
Distribuição
Além de produzir os conteúdos, é necessário fazer sua promoção através dos canais (redes sociais, email, blog, etc) onde seus clientes estão.
Aliás, emails (newsletters e emails marketing) são extremamente eficazes por serem um relacionamento direto entre a empresa e o cliente, sem outras distrações. Estreitando o contrato e nutrindo seus leads com informações pertinentes.
Monitoramento
A melhor maneira de concluir um processo de marketing, é justamente não sentir que ele foi concluído.
Além de verificar a eficácia, a precisão e o alcance do conteúdo produzido para seus consumidores, o monitoramento constante do conteúdo produzido é o que te faz identificar mais facilmente os pontos fortes e as maiores quaiidades.
Dessa forma, pode-se identificar áreas que precisam ser melhoradas e revisar seu plano.
O marketing de conteúdo te coloca a frente no mercado
Marketing de Conteúdo e Criação de Conteúdo não são sinônimos, mas claro, trabalham conjuntamente.
O conteúdo de qualidade passa pela implementação de uma estratégia de comunicação eficiente através da pesquisa e do planejamento, conhecendo a fundo não só seu consumidor, mas sua própria empresa através do funil de vendas.
No entanto, nas agendas cheias e na ânsia de criar conteúdo diário, é comum focar os esforços demasiadamente na parte de criação de conteúdo. Causando um desequilíbrio, pois nos afastamos de todos os outros elementos importantes do marketing de conteúdo.
Então, o marketing de conteúdo bem executado precisa ir além da crença comum de que leads e clientes deixarão de encontrar seu negócio por não ter um conteúdo ali presente.
Agência ZOMi+ praneja e executa o conteúdo que sua empresa precisa.