A otimização SEO é a chave para ser encontrado na internet, beneficiando a experiência de pesquisa do usuário e a classificação da página. Entenda como.
Os mecanismos de pesquisa ajudam as pessoas a encontrarem o que estão procurando online, simples assim. Porém, há todo um trabalho árduo que cerca isso chamada de Search Engine Optimization, ou otimização SEO pra ficar mais fácil.
Essa otimização consiste em dar relevância ao conteúdo para que os mecanismos de pesquisa os “enxerguem” melhor.
Isto é, sua estruturação tem o objetivo de melhorar a experiência de pesquisa e a classificação da página, apresentando conteúdo que atenda às necessidades de pesquisa do usuário.
O que é a otimização SEO?
As páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs) consistem em resultados de pesquisa pagos e “organicos”.
E é aí onde a otimização SEO trabalha.
O seu objetivo é melhorar a classificação de seu conteúdo nos resultados da pesquisa orgânica, entre outras boas práticas, incluindo o uso de:
- Palavras chave relevantes no título (h1).
- Meta descrições (um pequeno texto descritivo e introdutório)
- Sub-títulos (h2), e intertítulos (h3), etc.
- Sequências de números.
- Bullet points (o que estou fazendo agora).
- Links externos e internos link building).
Segundo a Hubspot, 75% das pessoas sequer passam da primeira página de resultados e a taxa de cliques para o primeiro resultado é de 25%.
Então creio que você queira classificar seu artigo na primeira página do Google, certo?
A otimização SEO é entender os desejos e necessidades do seu público, quanto à natureza tecnica de configuração de seu site e blog. E de nada adianta produzir conteúdos fantásticos se eles não estão sendo vistos.
Estar na internet é ser visto!
Portanto, trabalhar com técnicas de otimização SEO torna-se fundamental para qualquer empresa que deseja ter seu nome destacado na internet, e usar das boas práticas SEO, fará a sua página ter o desejado aumento de tráfego.
7 meios de como fazer SEO no Google
O Impact Plus relatou que 61% dos profissionais de marketing disseram que o SEO é uma das suas prioridades nesse ano.
Então a presença no Google não é só obrigatória, mas a otimização SEO é a chave para ser encontrado no mar de informações que o Google apresenta.
Como disse no tópico anterior, não adianta nada ter criado um conteúdo fantástico se ele não é encontrado, do contrário, ele estará sendo escrito por você e para você.
Ninguém quer ler um texto informativo e engessado, sem tópicos e marcações que ajudem o leitor.
É preciso agradar ao algoritmo, mas lembre-se que esse algoritmo foi criado e aprende com o comportamento humano, portanto, é necessário que você ofereça experiências de valor para os humanos que acessam as suas páginas.
Dessa forma, siga essas 7 boas práticas:
- Use boas palavras-chave
As palavras-chave são os elementos que ligam seu conteúdo ao seu público-alvo.
Por isso é tão importante definir sua persona em sua estratégia de criação de conteúdo, pois, com base nela você poderá definir facilmente quais tópicos que causam o maior interesse para essa fatia de público.
Uma dica é que vale a pena usar palavras de cauda longa em sua estratégia de conteúdo. Elas apresentam menor tráfego, mas captam um público bem mais específico,
- Crie conteúdos relevantes e qualificados
Criar conteúdos relevantes não significa necessariamente escrever a torto e a direito.
Respeite a legibilidade ao priorizar parágrafos curtos de no máximo três linhas, a fim de deixar o conteúdo mais escaneável e visual.
- Utilize link building
Uma das estratégias mais famosas do Marketing Digital, o link building nada mais é do que conseguir que outros domínios incluam seu site ou artigo em seus conteúdos.
É basicamente um tipo de publicidade compartilhada, o “você me ajuda que eu te ajudo”.
Quando você inclui links nos seus conteúdos, você ganha pontos com o algoritmo do Google.
- Otimize suas imagens para SEO
A busca visual é uma das grandes tendências para a otimização SEO e um grande destaque para as plataformas de e-commerce.
Além de otimizar a experiência para a sua persona, as imagens facilitam a retenção de informações e tornam o conteúdo mais escaneável.
Atenção: utilize imagens leves a fim de não alterar o tempo de carregamento da página e assim prejudicar sua avaliação com público e com o próprio Google.
- Enfatize a localização
Ao enfatizar a localização, você possibilita que seu negócio seja exibido, também, no Google Maps!
- Utilize uma meta-descrição atrativa
Como citei brevemente, a mata descrição é um pequeno resumo, introdução ou subtítulo, como queira chamar.
A meta-descrição precisa ser chamativos e sucintos, pois ajudam o algoritmo a compreender do que se trata o texto.
- Faça seu site ser responsivo
Você mesmo pode estar acessando esse texto por meio do celular, então porque seu site não é otimizado para essa tecnologia?
Seu site ser mobile friendly causa uma boa impressão aos algoritmos do Google fazendo ganhar mais alguns pontos e algumas posições. E isso também causa essa boa impressão aos olhos do leitor, não é mesmo?
O SEO on page é importante?
O relatório How Search Works do Google afirma:
“O maior sinal de que a informação é relevante é quando o site contém os mesmos termos (palavras-chave) da busca”.
Mas não é só isso.
A otimização SEO envolve, entre outras coisas:
- Experiência do usuário.
- Taxa de rejeição e tempo de permanência.
- Intensão de pesquisa.
- Velocidade de carregamento da página.
Otimização SEO para buscadores
Sabia que a otimização SEO bem feita, pode reduzir o custo de aquisição do cliente (CAC) em 87,4%?
Não perca mais tempo.
A finalidade da ZOMi+ Marketing Esportivo é que seu conteúdo entregue a experiência e a resposta ideal para o leitor, tudo isso sem sair caro e com resultados visíveis.